Rússia e Ucrânia acordaram corredor humanitário, mas conversas continuam
03/03/2022 20:20 em Notícias

 

A segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas terminou sem conclusões, revelou Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano. Contudo, os países chegaram a um “entendimento conjunto” para a criação de um corredor humanitário para retirar civis da Ucrânia e a terceira ronda de negociações realizar-se-á o mais brevemente possível. 

“A segunda ronda de negociações terminou. Infelizmente, os resultados que a Ucrânia precisa ainda não foram alcançados. Há uma solução apenas para a criação de corredores humanitários”, escreveu Podolyak na rede social Twitter.

Este era um dos objetivos da delegação ucraniana, além de um cessar-fogo imediato. Segundo o conselheiro, citado pela agência de notícias Reuters, ambas as delegações preveem um possível cessar-fogo temporário para permitir a retirada de civis.

 

"Ou seja, não será em todos os locais, mas apenas naqueles onde os próprios corredores humanitários estarão localizados. Será possível cessar o fogo durante a retirada”, explicou. Os corredores humanitários irão também permitir a entrega de medicamentos e alimentos nos locais mais afetados pelo combate. 

Apesar de ser a primeira vez que os países concordam em algo específico durante as negociações, Podolyak afirma que o resultado ficou aquém do “esperado”. “Não conseguimos os resultados que esperávamos”, considerou. 

Assinala-se hoje uma semana desde que a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo os últimos dados, mais de dois mil civis ucranianos morreram desde então e mais de um milhão de pessoas abandonaram o país, metade das quais são crianças. 

COMENTÁRIOS