Eis as medidas do Governo para aliviar aumento dos combustíveis
04/03/2022 20:06 em Notícias

 

A subida inédita dos combustíveis levou o Governo a anunciar novas medidas para tentar amenizar o impacto no bolso dos portugueses.

Numa conferência de imprensa, o ministro das finanças, João Leão, anunciou um bónus de 20 euros no Autovoucher em março, bem como o alargamento até 30 de junho da devolução do ganho extra de IVA com o ISP. Mais ainda, o aumento da taxa de carbono continuará congelado até à mesma data. 

João Leão explica que os ministros das Finanças da UE estão à espera de orientações da Comissão Europeia para responder ao aumento do preço da energia, mas face “ao aumento projetado tivemos de agir de imediato”. 

A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros, sendo que o preço do diesel aumenta 14 cêntimos - o maior aumento semanal de sempre - enquanto a gasolina deverá aumentar 8 cêntimos.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, apresentou medidas para os transportes coletivos. Autocarros e táxis também terão benefícios, pelo que o Governo vai pagar 30 cêntimos por litro de combustível. "Este pagamento é concretizado através do Fundo Ambiental e por candidatura, havendo  um pagamento à cabeça", disse. 

Este apoio será alargado aos autocarros de gás natural, beneficiando do mesmo valor. 

COMENTÁRIOS