Ataques "inaceitáveis e irresponsáveis"; Novas sanções?
04/03/2022 21:08 em Notícias

Depois do bombardeamento da central nuclear de Zaporizhzhia, no sul de Enerhodar, Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, frisou que "esta noite poderia ter sido o fim da História para a Ucrânia e a Europa", acusando as forças russas de saber "para onde estavam a disparar". Ainda assim, os níveis de radioatividade permanecem inalterados, segundo as autoridades ucranianas e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Nessa linha, e a pedido do Reino Unido, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reunir-se-á de urgência, esta tarde, para discutir as consequências dos bombardeamentos russos contra a maior central nuclear da Ucrânia.

Neste nono dia da invasão russa, Maros Sefcovic, vice-presidente da União Europeia, reiterou que a organização quer que a Ucrânia se torne membro "o mais rapidamente possível", espelhando as palavras da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que a Ucrânia é "uma de nós e nós queremo-la na União Europeia".

Já fugiram da Ucrânia mais de 1,2 milhões de pessoas, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mas o organismo acredita que a guerra se traduza em mais de 10 milhões de refugiados.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

19h50 - Depois do Facebook, a Rússia bloqueia o Twitter

A Rússia bloqueou a rede social Twitter, horas após ter tomado decisão semelhante em relação ao Facebook. A notícia está a ser avançada pela agência de notícias Reuters, que cita a russa Interfax. 

 

19h32 G7 prepara "novas e severas sanções" à Rússia e condena crimes de guerra
 
Os países do G7 garantiram hoje que vão continuar a impor a Moscovo "novas e severas sanções" e a responsabilizar os autores de crimes de guerra na Ucrânia, apelando ainda ao estabelecimento "rápido" de corredores humanitários neste país.

19h31 UE admite novo pacote de sanções financeiras "nos próximos dias"
 
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) disse hoje estarem a ser estudadas novas sanções financeiras contra a Rússia, que podem ser aplicadas "nos próximos dias" e abranger o corte de mais bancos russos do Swift.

19h29 ONU condena ataque a central nuclear como ilegal e irresponsável
 
Os ataques a centrais nucleares, como o realizado pelas forças russas à unidade ucraniana de Zaporiyia, são contra as normas internacionais e uma grande irresponsabilidade, condenou hoje a responsável dos Assuntos Políticos da ONU, Rosemary DiCarlo.

19h28 Suíça segue a União Europeia e aumenta sanções contra a Rússia

O governo suíço decidiu, esta sexta-feira, aumentar as sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia. O país irá agora restringir as exportações e os serviços financeiros ao país, em sintonia com as medidas impostas pela União Europeia (UE).

19h28 MNE acusa soldados russos de violar mulheres ucranianas 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou, esta sexta-feira, os soldados russos de violarem “mulheres em cidades ucranianas ocupadas”.

19h20 EUA já entregaram dois terços da ajuda militar a Kyiv
 
Os Estados Unidos já entregaram mais de dois terços das armas prometidas à Ucrânia, que está a fazer uso efetivo delas para atrasar o avanço das forças russas, disse hoje uma fonte do Pentágono.

19h12 Bombardeamentos em Tcherniguiv fazem 47 mortes
 
Quarenta e sete pessoas morreram nos bombardeamentos russos na quinta-feira à cidade ucraniana de Tcherniguiv, no norte do país, segundo o último balanço oficial das autoridades regionais.

19h09 Força liderada pelo Reino Unido inicia manobras no Mar Báltico
 
Uma coligação liderada pelo Reino Unido assinalou hoje em Copenhaga o início de manobras com navios de guerra no Mar Báltico, concebidas para mostrar a unidade ocidental contra a Rússia.

18h14 - Não é a Ucrânia que está sob ataque russo. "É a Europa, é o mundo inteiro, é a humanidade, é o futuro das próximas gerações"

O embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kysly, condenou as "mentiras" do embaixador russo, Vassily Nebenzia, ironizando, contudo, que "todos estamos habituados às mentiras". "Sobrevivemos a noite que poderia ter parado a história da Ucrânia e da Europa", disse Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, citado pelo diplomata, que realçou que "todos os dias temos provas de que não é apenas a Ucrânia sob ataque russo; é a Europa, é o mundo inteiro, é a humanidade, é o futuro das próximas gerações". 

18h08 - Rússia bloqueia Facebook

Em pleno conflito com a Ucrânia, a Rússia bloqueou o Facebook, avança a AFP, citando o regulador russo Roskomnadzor (Serviço Federal de Supervisão de Informações, Tecnologias de Informação e Meios de Comunicação).

 

17h58 - "Expansão das sanções" à Rússia discutidas em Bruxelas, diz Santos Silva

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou aos jornalistas depois de uma reunião em Bruxelas, revelando que um ponto muito presente foi a “necessidade de cuidar da implementação completa das sanções”, avaliando o efeito das mesmas, antes de implementar mais. "Nos próximos dias ou semanas acrescentaremos personalidades russas singulares ou coletivas à lista de pessoas sancionadas", disse. 

17h57 -  UE realmente preocupada com escala da catástrofe humanitária

A presidente da Comissão Europeia disse hoje que a União Europeia (UE) está "realmente preocupada" com a "catástrofe humanitária" e "a destruição" causada pela invasão russa da Ucrânia, falando numa "destruição não vista desde o século passado".

17h46 - Jornalista espanhol suspeito de espionagem para Rússia detido na Polónia

Um jornalista 'freelancer' espanhol foi detido na fronteira da Polónia com a Ucrânia, por suspeita de espionagem para os serviços de informação militar russos, GRU, informaram hoje as autoridades polacas.

17h38 - Diálogo de paz? Só se Kyiv aceitar "todas as exigências russas"

A Rússia só aceita um diálogo de paz com a Ucrânia se Kyiv aceitar "todas as exigências russas", disse hoje o presidente russo ao chanceler alemão, segundo o relato da conversa telefónica divulgado em Moscovo.

17h37 - Presidentes de Câmara comprometem-se com Kyiv em Varsóvia

Os presidentes de Câmara das capitais europeias reuniram-se hoje em Varsóvia para expressar apoio à Ucrânia e a sua disponibilidade para acolher refugiados que fogem da invasão russa.

17h37 - Deixar Putin violar princípios comuns abre caixa de Pandora, diz Blinken

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse hoje que permitir que o presidente russo, Vladimir Putin, viole impunemente os princípios comuns estabelecidos depois das guerras mundiais irá abrir "uma caixa de Pandora" de riscos para o mundo.

17h25 - Federação russa na ONU acusa autoridades ucranianas de lançarem "histeria artificial"

"A reunião de hoje é outra tentativa das autoridades ucranianas de propagar histeria artificial sobre o que está a acontecer na Ucrânia", começou por dizer o embaixador da Federação russa na ONU, Vassily Nebenzia, durante a sua intervenção na reunião do Conselho de Segurança. Acusou ainda os "aliados ocidentais" de compactuarem com esta "histeria".

"Voltámos a ouvir mentiras sobre como as tropas russas atacaram a central nuclear de Zaporizhzhia, e isto é parte de uma campanha sem precedentes de mentiras e de desinformação contra a Rússia. Estão a tentar apresentar a situação como se a central nuclear de Zaporizhzhia tivesse sido alegadamente bombardeada pelos militares russos, resultando num incêndio. Estas declarações são simplesmente falsas", reiterou, assegurando que a central está a "funcionar normalmente" e que os níveis de radiação estão "normais".

"Agora que a Rússia está a fazer tudo para garantir a segurança das centrais nucleares, uma enorme campanha anti-Rússia está a desenrolar-se, com alegações absurdas de que a Rússia está, alegadamente, a tentar criar uma fonte de contaminação de radioatividade. Peço-vos que pensem qual seria o objetivo de o fazermos."

17h19 - BBC suspende "temporariamente" trabalho dos jornalistas na Rússia

A BBC anunciou, esta sexta-feira, que irá “suspender temporariamente” o trabalho de todos os seus jornalistas na Rússia, enquanto “avalia todas as implicações” de uma nova lei aprovada hoje pelo parlamento russo. 

 

17h06 - "Pela misericórdia de Deus, o mundo escapou por pouco a uma catástrofe nuclear na noite de ontem"

Palavras da embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança, que aplaudiu a "capacidade dos operadores ucranianos de manter todos os seis reatores [nucleares] em condições seguras, enquanto estavam a ser atacados".

"O ataque da Rússia na noite de ontem colocou a maior central nuclear da Europa em grande risco. Foi incrivelmente irresponsável e perigoso, e ameaçou a segurança de civis na Rússia, na Ucrânia e na Europa", complementou, apelando, por isso, à retirada das tropas russas da central, de modo a que os funcionários feridos possam ser tratados. "Centrais nucleares não podem ser parte deste conflito."

16h59 - Zelensky falou com Von der Leyen sobre "terrorismo nuclear" e com Charles Michel sobre a entrada na UE

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, conversou esta sexta-feira com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, assim como com Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, não só sobre a entrada da Ucrânia no bloco europeu, mas também sobre o "terrorismo nuclear" cometido pela Rússia, ao bombardear a central de Zaporizhzhia, equacionando, assim, mais sanções.

 

 

16h59 - Receios sobre fornecimento levam preço do gás a novo recorde

O conflito na Ucrânia fez disparar o preço do gás natural para um novo recorde histórico na Europa, ao atingir 213,895 euros por megawatt hora (MWh).

16h43 - Bayer oferece ajuda humanitária de 3 milhões de euros

A farmacêutica alemã Bayer anunciou hoje que vai disponibilizar mais apoio humanitário à Ucrânia com um fundo no valor de três milhões de euros, além da doação de medicamentos no início da semana.

16h43 - Conselho dos Notários da UE concede estatuto de observador a ucranianos

O Conselho dos Notários da União Europeia (CNEU) decidiu, por unanimidade, reconhecer o estatuto de observador da Câmara de Notários da Ucrânia nos notários da Europa, divulgou hoje a Ordem dos Notários portugueses.

16h41 - Human Rights Watch denuncia uso de bombas de fragmentação em Kharkiv

O exército russo usou em Kharkiv, cidade no leste da Ucrânia, armas de fragmentação, indiscriminadamente letais para a população civil e cuja utilização pode constituir um crime de guerra, disse hoje a ONG Human Rights Watch (HRW).
  

16h40 - Kyiv admite nova reunião com a Rússia no fim de semana

Representantes da Ucrânia e da Rússia poderão reunir-se novamente no fim de semana, disse hoje o chefe dos negociadores da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, numa conferência de imprensa em Lviv, no oeste da Ucrânia.

16h38 - Accenture encerra operações na Rússia e doa 4,5 milhões a refugiados

A consultora Accenture encerrou as operações na Rússia, sublinhando que vai apoiar os quase 2.300 funcionários, e doou cerca de 4,5 milhões de euros a organizações humanitárias que estão a ajudar os refugiados ucranianos.

16h38 - "Ucrânia Independente". Letónia rebatiza rua da embaixada russa em Riga

O governo da capital da Letónia, Riga, concordou, esta sexta-feira, em mudar o nome da rua onde está localizada a embaixada russa. Agora o pequeno pedaço da Rua de Antonijas, que alberga o edifício da embaixada, passará a chamar-se “Rua da Ucrânia Independente”.

16h30 - Míssil terá falhado a residência de Zelensky

Um possível fragmento de míssil foi encontrado no exterior da residência oficial do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em Kyiv. Em nota no Facebook, o porta-voz do chefe de estado, Sergii Nykyforov, publicou algumas fotos do objeto. "Falhou", terá comentado Zelensky.

16h25 -Ataque aéreo em Kyiv faz sete mortos. Dois são crianças 

Um ataque aéreo das forças russas numa zona residencial de Kyiv matou pelo menos sete pessoas, duas das quais crianças, avança a Reuters, citando as autoridades ucranianas. O ataque terá ocorrido em Markhalivka, a cerca de 10 quilómetros da capital.

16h17 - Guia Michelin suspende atividades na Rússia

O Guia Michelin, considerado a bíblia gastronómica mundial, anunciou hoje a suspensão das suas atividades na Rússia devido à guerra na Ucrânia. A decisão de se retirar ocorre após o guia ter atribuído, pela primeira vez, estrelas a nove restaurantes de Moscovo, em outubro passado, o que foi considerado como um elogio internacional à gastronomia russa, frequentemente desdenhada.

16h16 - EUA comprometem-se a fazer "tudo para parar a guerra"

Os Estados Unidos comprometeram-se, esta sexta-feira, a fazer "tudo o que for preciso" para travar o conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Segundo o The Guardian, o secretário de Estado do país, Antony Blinken, elogiou ainda as decisões "históricas" que a Europa tomou em relação à invasão das tropas russas.

16h16 - Conselho da UE adota oficialmente lei para acolher refugiados

O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje oficialmente, por unanimidade entre os 27 Estados-membros, a ativação inédita da diretiva que concede proteção temporária no bloco europeu a refugiados, dirigida aos que fogem da invasão russa na Ucrânia.

16h11 - Tropas russas expulsas de Mykolaiv, revela governador

Vitaliy Kim, governador de Mykolaiv, revelou, numa declaração em vídeo no Twitter que, apesar de alguns combates ainda persistirem nos arredores da cidade, a maioria das tropas russas foram expulsas da região portuária.

 

 

16h08 - Swarovski suspende vendas na Rússia

"Dadas as circunstâncias atuais, as compras no sítio web swarovski.com estão temporariamente indisponíveis nesta região", pode ler-se numa declaração oficial, partilhada na conta de Twitter da NEXTA, um meio de comunicação bielorrusso.

16h07 - Morreu o irmão de Polina, a menina de nove anos morta pelas tropas russas

Semyon, de cinco anos, foi levado para o Hospital Pediátrico de Okhmatdyt, no centro de Kyiv, após uma unidade de militares russos abrir fogo contra o carro onde seguia com a família. Os pais e a irmã Polina morreram no local.

16h07 - Turquia propõe reunião russo-ucraniana em Antalya na próxima semana

A Turquia propôs uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano até ao final da próxima semana no Fórum Diplomático de Antalya, no sul do país, anunciou hoje o chefe da diplomacia turco, Mevlüt Çavusoglu.

15h54 - Regiões e municípios da UE apelam à defesa da democracia

As regiões e municípios da União Europeia apelaram hoje à defesa dos valores democráticos na Europa, que ganharam atualidade com a invasão russa da Ucrânia, e insistiram em ter novo protagonismo nos processos de decisão europeus.

15h51 - Repórteres sem Fronteiras abrem centro de apoio a jornalistas em Lviv

A Repórteres sem Fronteiras (RSF) anunciou hoje a abertura de um centro "para a liberdade de imprensa" em Lviv, na Ucrânia, para garantir um local de trabalho e de proteção aos jornalistas que estão a cobrir a invasão russa.

15h45 - Sob intensos ataques, governador de Mariupol pede ajuda militar

O governador de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, alertou que a cidade está sob intensos ataques, à medida que as forças russas tentam apoderar-se da região. Nesse sentido, o autarca pediu ajuda militar, acrescentando que a cidade está sem água, eletricidade e quase sem comida, cita a Sky News.

15h37 - Scholz pede a Putin para terminar os combates imediatamente

O chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu hoje ao presidente russo, Vladimir Putin, que coloque um fim imediatamente aos combates na Ucrânia e abra corredores de ajuda humanitária, durante uma conversa telefónica.

15h30 - Parlamento russo adota pacote de leis para combater sanções

O parlamento russo adotou hoje um pacote de leis destinadas a combater os efeitos na economia do país das sanções ocidentais aplicadas após a invasão da Ucrânia.

15h29 - Pequim recebe Paralímpicos de Inverno em tempos de guerra e pandemia

Pequim deu hoje as boas-vindas à XIII edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, uma competição que será disputada enquanto se vive uma situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e ainda em situação de pandemia.

15h28 - Organismos da cultura em Portugal mobilizam-se para ajudar

Grupos ligados à cultura e à comunidade ucraniana juntaram-se para criar uma rede logística de recolha de bens e posterior envio para a Polónia junto à fronteira com a Ucrânia, na sequência da ofensiva militar russa àquele país.

15h12 - Conselho de Segurança da ONU reúne de emergência

Depois de pedidos por parte da Agência Internacional de Energia Atómica, Reino Unido e União Europeia para ser marcada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, diplomatas confirmam ao The Guardian e à AFP que uma reunião de emergência está marcada para esta tarde, às 16h30 (hora de Lisboa), para discutir a tensão nuclear provocada pelo ataque russo à central de Zaporizhzhia.

COMENTÁRIOS