Rússia acusada de mentir; "Armas biológicas" na Ucrânia?
11/03/2022 20:29 em Notícias

O Conselho de segurança da ONU está, na tarde desta sexta-feira, reunido para analisar as acusações da Rússia de que a Ucrânia tem armas biológicas junto à fronteira. O embaixador ucraniano questionou qual será o próximo passo da Rússia ao atacar a Ucrânia, se vai continuar a usar mísseis, ou se está também em cima da mesa a possibilidade de Putin utilizar armamento nuclear. 

Ucrânia teme uma invasão da Bielorrússia esta noite, depois de Vladimir Putin e o líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, terem estado reunidos esta tarde.

Também no dia de hoje, o G7 anunciou sanções conjuntas à Rússia, revelação feita pelo presidente dos Estados Unidos, que, juntamente com Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido formam a aliança.

“Juntos, anunciaremos novos passos para pressionar Putin e responsabilizá-lo ainda mais pela sua agressão contra a Ucrânia”, divulgou. No seu discurso, Joe Biden frisou ainda que "Putin é um agressor, é o agressor e, por isso, tem que pagar o preço", explicando que o presidente russo "está a violar os princípios mais básicos". 

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

19h11 - Atendimento presencial na embaixada da Polónia reabre segunda-feira

O atendimento regular na embaixada de Portugal na capital da Polónia será retomado na segunda-feira, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, após críticas de emigrantes ao encerramento do atendimento presencial devido à crise na Ucrânia.

19h06 - Mais de 1.500 pessoas terão morrido até agora em Mariupol

As autoridades ucranianas anunciaram, esta sexta-feira, que já terão morrido, em Mariupol, pelo menos 1.582 civis devido à invasão das tropas russas na Ucrânia. "Nós nunca vamos esquecer ou perdoar este crime contra a Humanidade", escreve a Câmara Municipal de Mariupol, comunicado, citado pelo jornal ucraniano Kiyv Independent.

18h59 - Depois da UE, YouTube deixa de transmitir RT e Sputnik em todo o mundo

A empresa diz ainda que desde 1 de março já removeu mais de mil canais e 15 mil vídeos que violavam não só as políticas contra o discurso de ódio, como também espalhavam desinformações ou conteúdos gráficos.

18h56 - Os ucranianos têm sido "muito criativos na forma como se defendem", disse alto funcionário da defesa dos EUA

Nick Clegg, agora chefe de assuntos globais da Meta, respondeu à aparente decisão da Rússia de designá-la como uma "organização extremista" seguindo a decisão da empresa de mudar as regras de discurso de ódio para permitir que os usuários abordassem a violência contra os russos no contexto do conflito na Ucrânia. 

Informou disse que a decisão foi "temporária", tomada em "circunstâncias extraordinárias e sem precedentes" e será mantida "sob revisão". Acrescentou ainda que a empresa está "focada em proteger os direitos das pessoas à expressão como uma expressão de autodefesa em reação a uma invasão militar do seu país". A empresa "não tem problemas com o povo russo", comentou.

 

18h50 - Assistência de segurança dos EUA para a Ucrânia chegará à Europa nas próximas 24 horas, diz oficial de defesa do país

Um carregamento de assistência de segurança dos Estados Unidos para a Ucrânia chegará à Europa nas próximas 24 horas, segundo um alto funcionário de defesa dos Estados Unidos da América (EUA) esta sexta-feira.

“Continuaremos a enviar recursos para a Ucrânia o mais rápido e o máximo que pudermos”, disse, explicando que os EUA também estão a trabalhar para “coordenar” remessas de assistência de segurança de outras nações que contribuem para a Ucrânia. “Não somos só nós. 14 outras nações também estão a fornecer recursos para a Ucrânia. Estamos a ajudar a coordenar isso”, revelou.

18h44 - Alimentos europeus e africanos serão "profundamente desestabilizados" pela guerra, diz presidente francês

"A nossa europa já está desestabilizada pela guerra e poderá ser ainda pior daqui a 12 ou 18 meses", disse Emmanuel Macron em Versalhes esta sexta-feira, alertando que tanto a Europa como África “serão profundamente desestabilizadas no fornecimento de alimentos”, avança a CNN.

O líder francês disse que falará com o presidente russo Vladimir Putin, em "poucas horas", ao lado do chanceler alemão Olaf Scholz e esclareceu que "nada é tabu" no que diz respeito às sanções contra a Rússia, acrescentando que os líderes europeus "farão tudo o que considerarem eficaz e útil para impedir a Rússia no caminho de agressão".

18h35 - Rússia acusada de mentir e convocar Conselho de Segurança para propaganda

A Rússia foi hoje acusada por vários diplomatas de divulgar mentiras e desinformação acerca de alegados programas de armas biológicas na Ucrânia e de convocar o Conselho de Segurança da ONU para difundir propaganda favorável ao Kremlin.

18h28 -  Guerra na Ucrânia agravou problemas com dívida de países africanos

A guerra na Ucrânia agravou a situação de muitos países africanos já complicada pela pandemia de covid-19 na gestão da dívida externa, sendo urgentes mecanismos internacionais para fazer o reestruturamento, afirmou hoje Guillaume Chabert, do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

18h19 - ONU diz desconhecer "programa de armas biológicas" na Ucrânia

A Organização das Nações Unidas desconhece qualquer "programa de armas biológicas" na Ucrânia, disse hoje a chefe de desarmamento da ONU numa reunião do Conselho de Segurança convocada pela Rússia.

18h11 - Finlândia retém comboios de mercadorias devido a sanções à Rússia

As autoridades finlandesas retiveram centenas de vagões de carga provenientes da Rússia em diferentes cidades do país para verificar se transportam produtos abrangidos pelas sanções da União Europeia (UE), noticiou hoje a agência russa TASS.

COMENTÁRIOS