Asteroide se aproxima da Terra a quase 124 mil km/h
07/01/2021 14:30 em Ultimas

O maior asteroide a passar "perto" da Terra em 2021 já tem data marcada para fazer sua visitinha a nossos arredores. Descoberto há duas décadas, o 2001 FO32 atingirá seu ponto mais próximo de nosso planeta em 21 de março. Trata-se, também, do corpo celeste do tipo mais rápido detectável do ano, chegando a impressionantes 123.887 km/h – 34,4 km/s.

Na ocasião, observadores munidos de telescópios de 8 polegadas ou maiores serão capazes de perceber seu movimento em tempo real, tendo, como referencial, outras estrelas – o que por si só já é algo impressionante, considerando que tais deslocamentos levam, em média, de cinco a 10 minutos para serem percebidos.

Quanto à menor distância daqui, às 13h03 (horário de Brasília), será de, ao menos, 2.016.351 de quilômetros, o equivalente a cinco vezes o trajeto entre nosso lar e a Lua. Além disso, ele mede de 767 metros a 1,7 km de diâmetro, característica que o torna maior que 97% dos asteroides conhecidos. Ainda assim, é considerado um objeto espacial pequeno.

De todo modo, engana-se quem pensa que ele estará tão brilhante nos céus quanto outros espetáculos vistos recentemente.

Como e onde ver?

De acordo com o EarthSky, sem a ajuda de equipamentos, o 2001 FO32 será opaco demais, impossibilitando qualquer testemunho ocular desassistido. Entretanto, para aqueles que contam com dispositivos como os já citados ou mais potentes, bastará direcioná-los ao ponto certo no momento certo, contando com a ajuda de ferramentas oferecidas pelo Stellarium online ou pelo TheSkyLive, por exemplo.

Por fim, enquanto curiosos do Hemisfério Norte terão de fazer um certo "contorcionismo" para apreciar a passagem do asteroide, uma vez que ele estará em um ponto muito baixo, deslizando pelas constelações de Escorpião e Sagitário, nós, do Hemisfério Sul, estamos em vantagem neste caso. Aliás, outra oportunidade como essa não aparecerá tão cedo.

 

Nosso próximo "encontro" com o exemplar se dará apenas em 22 de março de 2052, daqui a 30 anos, e será mais "frio" que desta vez, pois uma aproximação tão grande levará, ao menos, dois séculos a partir de 2021 para acontecer.

Não entre em pânico!

Entre outras curiosidades, cada "volta" completa do 2001 FO32 leva, em média, 2,22 anos terrestres, em forma de elipse. Ele passa "raspando" pelo Sol, a apenas 0,3 unidade astronômica (distância entre nós e a estrela). Quando mais distante de lá, 3,11 UA.

Mesmo sendo considerado "potencialmente perigoso|" pela NASA, não há risco de impacto, ao menos por enquanto. Agora, nunca se sabe quando forças externas decidirão agir sobre o cenário – e se planos de desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxia não estão expostos em nosso departamento local de planejamento, em Alpha Centauri, a apenas quatro anos-luz daqui, sem o nosso conhecimento.

 

Por: Reinaldo Zaruvni

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!