Agricultores em protesto contra nova lei bloqueiam acesso a Nova Délhi, na Índia
10/01/2021 14:37 em Notícias

Sem acordo após oito rodadas de negociação, milhares de agricultores bloqueiam um dos acessos mais movimentados à capital da Índia, Nova Délhi, desde quinta-feira (7).

Uma nova reunião está prevista para o dia 15 de janeiro, disse o jornal “The Indian Express”. O impasse está na insistência do governo de Narendra Modi em limitar as negociações a “cláusulas de contenção”, enquanto os agricultores reivindicam mudanças nas leis agrícolas.

O governo descartou a retirada total das leis e argumentou que agricultores do país todo já acataram as reformas. “Os sindicatos precisam pensar nos interesses de todo o país”, disseram lideranças do governo.

A greve reivindica a revogação de três leis aprovadas pelo Parlamento em setembro. Segundo os produtores, as regras prejudicam o avanço econômico da classe e beneficiam grandes varejistas de alimentos.

Em resposta à inflexibilidade do governo, agricultores estacionaram tratores em um trecho da via expressa da capital indiana. O movimento foi visto como uma das maiores demonstrações de força desde que os protestos ganharam corpo, em dezembro, disse a Reuters.

Os agricultores pressionam o governo para obter uma resposta antes de 26 de janeiro, o Dia da República da Índia. Os sindicatos agrícolas já ameaçaram marchar até o centro da capital nesta data caso as leis não sejam revogadas.

As manifestações começaram ainda em junho e já reúnem mais de 250 milhões de agricultores em toda o país. Estima-se que mais de 60 trabalhadores morreram desde o início dos acampamentos nos arredores de Nova Délhi, no início de dezembro.

 

COMENTÁRIOS