Brasil | Fechamento da Ford no Brasil vai gerar cinco mil desempregados
12/01/2021 17:21 em Notícias

A decisão de fechar todas as fábricas no Brasil, anunciada pela fabricante de automóveis norte-americana Ford hoje, provocará a demissão de 5 mil trabalhadores no país, de acordo com estimativas da Bloomberg.

 

Em fevereiro de 2019, a Ford já havia fechado sua fábrica mais antiga no Brasil, que empregava mais de 3.000 pessoas no histórico pólo industrial de São Bernardo do Campo, próximo a São Paulo, como parte de um plano de reestruturação global.

 

Hoje a empresa anunciou num comunicado que encerrará a produção de veículos de todas as suas fábricas no Brasil em 2021 e deverá manter no país apenas um centro de desenvolvimento de produto, um campo de provas e a sua sede regional.

 

Deste modo, a Ford Brasil encerrará a produção nas fábricas de Camaçari, no estado da Bahia, a fábrica em Taubaté, no estado de São Paulo, e uma fábrica na cidade de Horizonte, no Ceará, durante este ano.

 

Os veículos da Ford já fabricados no Brasil serão vendidos até ao fim dos estoques. Na sequência, a empresa encerrará as vendas dos automóveis dos modelos EcoSport, Ford Ka e T4.

 

Veículos produzidos na Argentina e Uruguai devem atender clientes no mercado brasileiro, de acordo com a fabricante.

 

A empresa justificou que o fecho das fábricas ocorre "à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

 

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS