Luana Piovani participa de programa em Portugal e gera Polêmica
12/01/2021 16:32 em Notícias

 

Luana Piovani participou de um episódio do programa Patrões Fora, da portuguesa SIC. A atriz faz papel de uma brasileira que seria amante de portugueses casados.

 

No Instagram da SIC, choveram críticas por conta do papel que retrata a mulher brasileira de forma estereotipada, além de interesseira e destruidora de lares.

 

"Um episódio totalmente desnecessário, estava assistindo e me senti muito desconfortável como a Brasileira era retratada, totalmente esteriotipada. Mudei de canal e não volto a assistir", apontou uma.

 

"É fácil brincar na televisão, né ? Explica agora pra aquela mulher brasileira que tem seu emprego negado, que é maltratada por outras mulheres e assediada com frequência por homens português que é só uma brincadeira. Fácil brincar quando não é a sua posição na sociedade que é desmoralizada", emendou outra.

 

"Me admiro Luana Piovani aceitar esse papel. Deve tá faltando dinheiro pra ela ou quer segurar uma vaga na SIC", disse mais uma.

 

Muita gente também acusou o programa de xenofobia. "O programa de ontem foi um verdadeiro show de xenofobia e preconceito,sem falar no texto pobre que só reforça o ódio e descriminação. Não vale a liderança acima de tudo e de todos. Lamentável que a TV Portuguesa (sic) não utilize sua posição de privilégio para informar,educar e desconstruir preconceitos", apontou um seguidor.

 

O perfil Brasileiras não se calam!, que denuncia casos de assédio e discriminação que brasileiras sofrem no exterior, também deixou sua crítica. "Esse episódio mostra uma mulher brasileira estereotipada que "roubou" um homem português casado (e bastante inocente), interessada em dinheiro, e que vai fazer um barraco com a ex mulher dele, portuguesa, e termina com a frase: "deixa a Benvinda arriar (bater) na brasileira que ela merece". Estamos em 2021 e muita gente ainda não consegue enxergar que existe uma diferença muito grande entre humor e discriminação", disse.

 

"Mostrar mulheres brasileiras como aquelas que vêm para Portugal "roubar" o marido das portuguesas naturaliza esse discurso e, a partir da legitimação dessa ideia, totalmente equivocada, estimula a rivalidade de mulheres portuguesas contra mulheres brasileiras. Como vocês acham que uma mulher que acredita que as brasileiras vêm roubar o marido dela vai tratar uma mulher brasileira? Acham que vai querer ser amiga dela? Que vai querer contratar uma mulher brasileira para trabalhar seja onde for? E como vocês acham que um homem que é assediador e acha que as brasileiras estão aqui para casar com ele vai tratar uma mulher brasileira? Acham que ele vai respeitá-la ou se aproveitar ainda mais para assediar sexualmente essa mulher? É assim que nascem as Mães de Bragança, o "volte para a sua terra" e outros movimentos xenófobos. Os homens nunca são responsabilizados, coitadinhos, a culpa é sempre da "mulher brasileira" e é para ela que o ódio é direcionado. Achar que isso é engraçado e aceitar esse tipo de ideia como sendo apenas "humor" diz muito sobre a mentalidade de muitas pessoas por aqui (muitas NÃO SÃO TODAS, vale lembrar). Alimentar os estereotipos e o ódio contra mulheres brasileiras não é engraçado. A xenofobia não é engraçada. E lembrando que a culpa não é da mulher que interpreta o papel, que só está fazendo o trabalho dela e interpretando o papel que a emissora lhe deu, e também que o fato dela ser brasileira não legitima essa discriminação contra nós. Fica a reflexão", completou.

 

Fonte: Glamour

COMENTÁRIOS