O Sporting vai começar a primeira volta do campeonato com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, nove para o Sporting de Braga e 11 para o Benfica.
Uma vantagem que abre um bom prenúncio para os leões que nunca perderam um campeonato, após conseguirem seis ou mais pontos de vantagem sobre o segundo classificado no término da primeira volta.
Portugal ainda vivia no Estado Novo quando o clube de Alvalade findou a primeira metade do campeonato com nove pontos de diferença na temporada 1946/47 e foi campeão e, de igual forma, também se coroou rei quatro anos volvidos, época em que a vantagem era até maior (+10 pontos).
E se alargarmos o espectro de análise aos restantes clubes verificamos que por 12 ocasiões assistimos a uma vantagem de seis ou mais pontos de um dos três 'grandes' no final da primeira volta e apenas por uma ocasião não se confirmou a regra, e foi precisamente na temporada transacta.
O Benfica, com Bruno Lage ao comando, chegou a ter sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, porém em cinco jogos perdeu 10 pontos o que derivou numa mudança de líder e num dragão campeão.
Aliás, o emblema da Invicta, que por oito ocasiões foi líder no final da primeira volta com seis ou mais pontos, nunca desperdiçou tamanha vantagem e na conclusão das respectivas temporadas terminou sempre com a 'camisola amarela'.