Um susto, uma estreia e três pontos para Portugal no Luxemburgo
31/03/2021 06:19 em Esporte

Ainda foi preciso sofrer, mas Portugal saiu do Luxemburgo com a vitória. A equipa das quinas venceu por 3-1, na 3.ª jornada do Grupo A da qualificação para o Mundial de 2022.

Gerson Rodrigues marcou para a equipa da casa, mas Jota, Ronaldo e João Palhinha selaram o triunfo português no estádio Josy-Barthel.

Com este resultado, Portugal é líder do Grupo A, com sete pontos, os mesmos que a Sérvia. O Luxemburgo segue na 3.ª posição, com três pontos, mas menos um jogo realizado. Irlanda e Azerbaijão não têm qualquer ponto até ao momento.

Resumo

Pensava-se que depois do que aconteceu na Sérvia, Portugal entraria repleto de atitude. Não aconteceu. Os jogadores da seleção nacional entraram adormecidos, ao contrário do Luxemburgo, que desde cedo mostrou que poderia surpreender.

A equipa das quinas foi facilitando e o Luxemburgo começou a acreditar que era possível bater Anthony Lopes. Foi mesmo e à passagem da meia hora de jogo Gerson Rodrigues, de cabeça, deixou Portugal em desvantagem. O avançado luxemburguês, nascido no Pragal, fez o 1-0 para a seleção da casa.

O golo sofrido parece que foi antídoto para os pupilos de Fernando Santos acordarem. Renato Sanches e Bernardo Silva estiveram perto do empate com remates de meia distância, mas foi o já inevitável Diogo Jota a fazer o 1-1 no último minuto da 1ª parte. Depois dos dois golos apontados à Sérvia, o avançado do Liverpool fez, de cabeça, o golo que colocou tudo empatado novamente.

No segundo tempo, Portugal entrou determinado a marcar e Ronaldo personificou essa determinação na perfeição. Depois de toda a polémica, o capitão da seleção respondeu como sempre: com golos. Aos 51 minutos, Cristiano Ronaldo acelerou, deu início à jogada, colocou a bola em Cancelo e foi recolher à área o cruzamento do lateral do City. Bola lá para dentro e reviravolta consumada.

Com este golo, recorde-se, CR7 está a seis golos do recorde de Ali Daei, o iraniano que mais golos tem marcados por uma seleção (109). Mas se o golo sofrido fez bem à equipa das quinas, o mesmo não se pode dizer do golo da reviravolta. Portugal adormeceu e até podia ter sofrido o segundo. Gerson Rodrigues e Thill estiveram perto de fazer o empate, mas no primeiro valeu a menor pontaria e no segundo valeu Anthony Lopes a salvar Portugal.

Para descansar a equipa portuguesa valeu o golo de João Palhinha, que entrou a meio da segunda parte. Aos 81 minutos, o médio do Sporting fez o terceiro golo e estreou-se a marcar pela seleção nacional. Um jogo que certamente nunca mais esquecerá.

Acompanhamento

90+3'- Final do jogo! Portugal vence o Luxemburgo por 3-1 e ascende à liderança do Grupo A, que partilha com a Sérvia, que tem também sete pontos conquistados.

90'- Vão jogar-se mais três minutos.

89'- Mais uma mexida na seleção portuguesa: Sérgio Oliveira entra para o lugar de Rúben Neves.

88' - Uma estatística interessante sobre Cristiano Ronaldo.

COMENTÁRIOS