Continua controlo na fronteira; Bulgária é país menos vacinado
17/04/2021 13:40 em Notícias

boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 553 novos casos de infeção e quatro óbitos. Em termos acumulados, Portugal soma 829.911 casos confirmados e 16.937 vítimas mortais. O índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,05 a nível nacional.

Este sábado, começa a vacinação de quase 170 mil professores e funcionários das escolas. O processo foi adiado uma semana devido a novas restrições.

Com a situação a deteriorar-se cada vez mais, os governadores do Brasil pediram esta sexta-feira "ajuda humanitária" às Nações Unidas, nomeadamente para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 e de medicamentos para a intubação de pacientes infetados.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

12h58 - Tiago Brandão Rodrigues marcou presença no arranque da vacinação dos docentes e não docentes. Assinalou que a vacinação é "um gesto verdadeiramente altruísta" e um "dever cívico".

Em declarações prestadas aos jornalistas, Tiago Brandão Rodrigues realçou que esta “é uma prova do que estamos a fazer na vacinação”.

“Temos que dar uma resposta a esta pandemia e também damos essa resposta através da vacinação. Podemos aumentar a proteção dos grupos que estão mais em risco, mas também daqueles em que podemos aumentar a resiliência do Estado”, vincou o ministro.

13h38 - As pessoas recuperadas da covid-19 vão ser integradas na segunda fase de vacinação, estando a norma a ser elaborada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), garantiu hoje o coordenador da 'task force' do plano de vacinação.

12h33 - O coordenador da 'task force' do plano de vacinação afirmou hoje que recusar ser vacinado contra a covid-19 é fazer parte do "totoloto" de "um em 600 portugueses" que em 2020 morreu com a doença.

"Não ser vacinado significa ser um em 600 portugueses que no ano passado morreu, se a pessoa quer estar nesse totoloto acho que não é uma boa solução", afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo aos jornalistas, no final de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar, no distrito do Porto.

12h08 - Mais 43 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 foram registados nas últimas 24 horas em Timor-Leste, país onde a pandemia provocou até ao momento dois mortos, segundo dados oficiais.

12h00 - Os professores e funcionários das escolas que não foram incluídos no processo de vacinação contra a covid-19 devido a uma falha vão sê-lo "a partir desta semana", garantiu hoje o coordenador da 'task force' do plano de vacinação.

11h55 - A Bulgária enfrenta um grave problema com a vacinação contra a covid-19, sendo o país da União Europeia (UE) com menos cidadãos vacinados e onde a maioria rejeita o fármaco da AstraZeneca, adianta hoje a agência EFE.

11h41 - Espanha prolongou até 1 de maio os controlos na fronteira terrestre com Portugal adotados desde janeiro devido à atual crise sanitária da covid-19, segundo uma ordem do Ministério do Interior publicada hoje.

11h15 - "Combater a COVID-19 é uma missão de todos", lembra o SNS na rede social Twitter. 

 

11h01 - Os finalistas do 12.º ano regressam à escola na segunda-feira, para queimar os últimos cartuchos de um ensino secundário marcado pelo ensino a distância, mas a possibilidade de chegarem menos preparados às universidades não preocupa as instituições

10h16 - Há mais de um ano a viver em plena pandemia de Covid-19, os jovens passaram pelo menos seis meses em casa e o confinamento da adolescência tem custos para a saúde mental que, segundo especialistas, já estão a ser pagos.

10h14 - A Índia registou um recorde de 234.692 novas infeções e o segundo maior número de mortes nas últimas 24 horas, enquanto as autoridades aumentaram as restrições em estados no norte do país.

O número total de casos do novo coronavírus no país asiático desde o início da pandemia totaliza 14,5 milhões, enquanto as mortes ascenderam a 175.649.

10h12 - Ao Banco Alimentar do Porto, onde reside a preocupação e a esperança de conseguir ajudar os que, fruto da pandemia da Covid-19, mais precisam, chegam diariamente pedidos de ajuda e saem toneladas de bens para as instituições do distrito

10h08 - O maior centro de vacinação de França fica em Seine-Saint-Denis, onde uma grande concentração de pessoas em espaços pequenos levou à rápida disseminação do vírus e onde o esforço de vacinação traz "alívio" aos residentes

9h16 - Em declarações prestadas a vários meios europeus, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, apontou uma estimativa de regresso à normalidade no outono. Bourla deu como exemplo o caso de Israel, onde o processo de vacinação segue a um ritmo elevado e com o país a recuperar aos poucos a normalidade. 

"Uma vez que se vacine uma parte importante da população, é possível voltar a viver quase como antes. A questão é quando podemos vacinar toda a gente. Da nossa parte, estou muito otimista de que podemos fornecer quantidades de doses suficientes", afirmou. 

8h10 - A China detetou catorze casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo um de contágio local, na província de Yunnan, no sudoeste do país, anunciaram as autoridades de saúde chinesas. Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 90.483 casos da doença e 4.636 mortos.

8h08 - O casamento e o setor nupcial enfrentam uma crise sem precedentes há um ano devido à Covid-19, com os matrimónios adiados para 2021 e 2022, porque os nubentes preferem fazer a festa de sonho sem desconvidar dezenas de pessoas. 

8h07 - A possibilidade de que o coronavírus SARS-Cov-2 infete diretamente o cérebro tem sido objeto de debate entre investigadores, mas um novo estudo assegura que tal não acontece, ainda que o vírus possa causar danos neurológicos significativos

8h05 - Os EUA vão investir 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) para melhorar as suas capacidades de sequenciamento do coronavírus e detetar variações genéticas potencialmente perigosas, que possam tornar-se dominantes, anunciou hoje o governo do país.

8h04 - O Algarve é a região do país onde a pandemia está a ter um "impacto absolutamente desproporcional" e apresenta o maior aumento homólogo do desemprego, seguida, muito à distância, da Área Metropolitana de Lisboa, segundo o Observatório das Desigualdades. 

8h02 - O Instituto Robert Koch anunciou este sábado que foram diagnosticados 23.804 novos contágios por coronavírus e morreram 219 pessoas na Alemanha, nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 3.123.077 infeções e 79.847 vítimas mortais

Se mantiver o registo de óbitos diário recente, a Alemanha vai superar este domingo os 80 mil mortos devido à Covid-19.

O total de recuperados é de 2,7 milhões

8h00 - Os Estados Unidos registaram 913 mortes e 77.757 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 566.167 óbitos e 31.569.210 casos da doença.

7h57 - O México registou 480 mortos por Covid-19 e 4.504 infetados nas últimas 24 horas, segundo as autoridades de saúde. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 211.693 óbitos e 2.299.939 casos de Covid-19.

COMENTÁRIOS