Há uma variante que está gerando crescente preocupação no Reino Unido. Trata-se da variante indiana, que, de acordo com Danny Altman, professor de imunologia no Imperial College, em Londres, deve “tornar-se uma variante de preocupação” no Reino Unido.
O especialista esteve no programa ‘Good Morning Britain’ da ITV e falou sobre as diferentes estirpes do SARS-CoV-2.
“Estou preocupado com todas as variantes. Acho que o nosso plano de desconfinamento está correndo bem e, de momento, estamos bem, a desfrutar da reabertura. Mas existem as variantes indiana, sul-africana, brasileira, etc., e representam uma ameaça”, disse Danny Altman.
O professor de imunologia ressaltou que algumas pessoas na população britânica ainda estão vulneráveis e “ainda podem contrair variantes como estas”. Depois, falou mais sobre a variante indiana.
“Atualmente, esta variante em particular é definida como uma variante em investigação, não como uma variante de preocupação porque ainda não escalou para esse nível. A minha suposição a partir de tudo o que tenho visto é de que vai tornar-se uma variante de preocupação. Quando se tornar uma variante de preocupação, ficaria muito surpreendido se a Índia não passasse para a ‘lista vermelha’”, afirmou.
Os cidadãos dos países que constam na ‘lista vermelha’ do Reino Unido estão sujeitos a quarentena em hotéis em solo britânico.
Este fim de semana, o Partido Trabalhista, o principal partido da oposição, pediu a Boris Johnson para “dar o exemplo” e cancelar a sua visita à Índia, que está agendada para o final do mês. Os trabalhistas apontaram os riscos suscitados pelas novas estirpes.
Nesta segunda-feira, foi anunciado que a viagem do primeiro-ministro britânico à Índia foi cancelada.