Variante indiana? "Estirpes não parecem ter escapado à proteção vacinal"
07/06/2021 06:28 em Notícias

epidemiologista Henrique Barros defendeu, este domingo, que as vacinas contra a Covid-19 são também eficazes contra a nova variante nepalesa.

De acordo com o especialista, a prova prende-se com o facto de milhões de pessoas já terem sido vacinadas em todo o mundo e apenas terem sido identificados 90 casos desta estirpe, sendo que  12 estão em Portugal.

"É mais uma preocupação abstrata. Devemo-nos preocupar com o que se passa através do conhecimento dos factos. As informações que temos - e já temos muitos milhões de pessoas vacinadas - mostram que estas estirpes não parecem ter escapado à proteção vacinal, nem no que se refere à gravidade, e aí tudo leva a crer que não há dúvidas, nem no que se refere à probabilidade de infetar", esclareceu o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em declarações à RTP. 

O especialista considerou ainda que quem está, neste momento, a transmitir o vírus é a população que não foi vacinada. 

"[Quem está a infetar] São, naturalmente, as pessoas que não estão vacinadas. O número de pessoas vacinadas que infeta é mínimo. Não têm nenhuma relevância de um ponto de vista quantitativo, portanto, a proteção vacinal está a funcionar", acrescentou. 

Portugal registou, nas últimas 24 horas, duas mortes e 612 novos casos pelo novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 17.034 óbitos e 852.646 infeções, estando já o número de recuperados em 811.897.

COMENTÁRIOS