Após cerca de seis horas de reunião, o Conselho de Ministros anunciou, esta quinta-feira, que decidiu pôr um travão no plano de desconfinamento em todo o país.
Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, sublinhou que Portugal encontra-se na zona vermelha da matriz de risco e que, por isso, "não existem condições para avançar com o plano de desconfinamento que esta previsto".
Alertando que a incidência está num nível "preocupante", a governante precisou que há três concelhos que vão recuar no plano de desconfinamento, designadamente, Lisboa, Sesimbra e Albufeira, e que 25 vão permanecer com as mesmas restrições. Há ainda 19 concelhos em alerta. Confira aqui a situação dos concelhos.
As decisões tomadas hoje pelo Executivo foram divulgadas momentos após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter informado que, nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1.556 infetados e duas mortes associadas à Covid-19. Dos casos diários reportados hoje, 1.049 foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.